Jogo da Memória



Introdução

Para que o aluno compreenda as divisões políticas representadas nos mapas é necessário associar as principais áreas representadas com um ponto referencial. Nesse sentido, uma opção de trabalhar os pontos referenciais é por meio do jogo da memória.

Objetivo

Proporcionar a relação entre espaços representativos e pontos referenciais, facilitando a aprendizagem cartográfica.

Metodologia

O jogo é composto por um número par de peças, onde ficam para baixo em cima de uma mesa. Para a realização do jogo, o professor pode dividir a turma em 2 grupos e colocar o jogo no centro da sala. O jogo funciona em rodadas, na qual um aluno de cada grupo é sorteado para virar duas peças na tentativa de conseguir um ponto. Porém para pontuar o grupo, é necessário que uma peça seja a imagem de um ponto referencial e a outra seja o nome da cidade e do país que tal imagem está localizada, caso contrário, as peças retornam ainda para baixo aos locais na qual foram retirados e o grupo não faz pontuação. Em caso de pontuação as peças devem retornar para seus locais na posição normal.
Enquanto um aluno realiza o jogo, os demais devem memorizar o local onde cada peça é colocada em caso de não pontuar durante a rodada.
Em cada par de peças retirado corretamente, o professor pode realizar uma breve explicação sobre o local onde o ponto referencial está localizado, apresentando uma curiosidade.

Autor do material:
Tiágo Gomes dos Santos – UNEAL
Por: Administração    Postagem: 20/03/2015    Atualização: 20/03/2015
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